Você tem desejo de comida?
- Loriane Cavichiolo
- 23 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de dez. de 2021
Um “craving” (desejo) por comida é um estado de motivação alimentar elevada que é direcionado a um alimento específico.
Não é o mesmo que fome, que é uma motivação inespecífica para alimentos que contêm calorias em geral!
Desejo e fome são motivações distintas que emergem de diferentes circuitos cerebrais em resposta a estímulos específicos!

E de onde vem esse desejo? Quando um de seus comportamentos atinge um objetivo predefinido, seu cérebro libera dopamina, e isso faz com que você se torne mais propenso a executar os mesmos comportamentos na próxima vez que se encontrar na mesma situação.
Em termos técnicos, dizemos que o seu comportamento foi reforçado! E as pistas sensoriais da situação, como sua aparência, sons, cheiros, sabores, tornam-se gatilhos motivacionais que acendem seu desejo de repetir seu comportamento anterior! Quanto maior o pico de dopamina, mais motivado você ficará na próxima vez que encontrar essas pistas!
Como funciona esse processo para os alimentos?
Estudos demonstraram que sensores na boca e no intestino delgado detectam glicose, frutose, ácidos graxos e aminoácidos no amido, açúcar, gordura e proteína e enviam um sinal ao cérebro que libera dopamina. E quanto mais concentrados os nutrientes, maior será o aumento da dopamina.
Isso explica o desejo por alimentos gordurosos e ricos em calorias que são tão comuns em nossa vida cotidiana e afetam muitos de nós de maneiras profundamente negativas! Estes são alimentos como chips, batatas fritas, bacon, biscoitos, bolo, sorvete e chocolate, e a razão pela qual os ansiamos é que eles entregam exatamente o que nosso cérebro está procurando instintivamente: amido concentrado, açúcar, gordura, sal e proteína.
Compreender os desejos nos permite gerenciá-los de maneira mais eficaz. Como os desejos são movidos por pistas sensoriais relacionadas à comida, como a visão e o cheiro de alimentos tentadores, a maneira mais direta de vencê-los é evitar se expor a essas pistas!
👉🏼 Se alimentos tentadores não estiverem disponíveis em seu ambiente pessoal, será menos provável que você os deseje!
Dra Jéssica Telles Perfete
Endocrinologista e Metabologista
RQE 20856



Comentários